10 apartamentos pequenos e bem decorados

06 de Abril de 2018

Nestes apartamentos, o espaço reduzido não foi barreira para uma decoração de impacto e ambientes bem organizados. Confira as soluções.

Mais do que truques, a decoração de apartamentos pequenos precisa de boas ideias e soluções efetivas de organização. Nem sempre é fácil fazer tudo o que a gente precisa caber em apês de 30, 40 ou 50 metros quadrados, mas isso está longe de ser uma missão impossível. Nos projetos a seguir, o segredo está na otimização dos espaços e na integração perfeita dos ambientes.

1. Tudo junto e misturado

Neste apê de 40 metros quadrados em São Paulo, o que não faltam são boas ideais e soluções para tirar o melhor proveito de cada centímetro. Assinado pelo escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados, o apartamento na Vila Nova Conceição serve como um imóvel de apoio da família, que vive em São Luis, no Maranhão.

Entre as adaptações, a área de serviço e a cozinha foram totalmente reformadas para dar vida a um closet e um banheiro no único dormitório do local, transformando-o em uma suíte para o casal. Como os moradores não costumam cozinhar, a área da cozinha virou uma minicopa estilo corredor.

2. Integração total

Os moradores convidaram a designer de interiores Tássia Pereira para realizar a reforma do novo apartamento, localizado em São Caetano do Sul. Com 70 metros quadrados, o espaço precisava ser reformado rapidamente, já que os moradores necessitavam se mudar para o novo endereço com urgência. 

A integração das áreas sociais foi fundamental para fazer o espaço render. Apesar da metragem enxuta, a sala de estar e a cozinha aberta para o jantar não transmitem uma sensação de aperto. As cores suaves e os móveis escolhidos a dedo deixaram a decoração equilibrada e aconchegante.

3. Tamanho de menos, elegância de sobra

Com apartamentos cada vez menores, é mais do que necessário usar a criatividade para reorganizar os espaços e dar novas funções a cada metro quadrado. E assim acontece neste apartamento pequeno assinado pelo escritório Spaço Interior. 

A moradora, uma mulher solteira com muito bom gosto, queria que sua casa em São Paulo fosse elegante e moderna, mesmo contando com apenas 60 metros quadrados. Bastante organizada, ela solicitou um projeto com muitos armários para acomodar seus objetos pessoais, mas sem abrir mão do conforto e aconchego.

4. Toques de cor, por favor!

Um casal jovem e descolado convidou o escritório Ah!Sim para realizar a reforma deste apartamento de 58 metros quadros em Campinas, São Paulo. Com um estilo de vida descontraído, os moradores solicitaram um projeto alto astral e vibrante para a decoração.

O conceito dos ambientes foi pensado levando em consideração a rotina dos moradores, que costumam levar trabalho pra casa e também adoram receber os amigos. Eles queriam ambientes no estilo contemporâneo, mas com toques de cores e uma pegada mais pop.

5. Ambientes multiuso

O apê tem pé direito duplo, mezanino, sala de estar integrada com a cozinha e dois banheiros. O estilo urbano e contemporâneo do casal foi contemplado no projeto e, para otimizar o espaço, os arquitetos optaram por móveis de marcenaria com múltiplas funções (como o móvel da sala que abriga a TV e quando fechado serve de aparador) e encontraram algumas soluções baratas.

6. Espaço para garimpar

A polonesa Monika Pietrusewicz e o francês Nicolas Bouriette decidiram se mudar para o Brasil há cerca de quatro anos. O destino escolhido pelo casal foi a tradicional praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde alugaram este apartamento pequeno de 44 metros quadrados para viverem com a pequena Lila, de três anos. 

Na decoração dos ambientes, quase nenhum móvel foi comprado novo. Monika e Nicolas adquiriram todas as peças em lojas de antiguidadebrechós e até recuperaram itens que foram abandonados nas ruas da cidade. Desse modo, o décor segue um estilo clássico, com mix de influências dos anos 50, 60 e 70.

7. Tudo em seu lugar

A arquiteta Cyntia Sabat recebeu a missão de modernizar todo o apartamento de 60 metros quadrados de uma família do Rio de Janeiro. Com pouca metragem disponível, o maior desafio da reforma foi atualizar a decoração dos cômodos, que antes estavam desarmoniosos e desorganizados.

Para otimizar ao máximo os espaços do apartamento pequeno, a sala, a cozinha e a sala de jantar foram integradas no projeto, ampliando a área útil dos três cômodos. Na sala, a parede cinza, destaque do ambiente, tem luz focada para que ficasse ainda mais em evidência. Um painel de madeira ainda foi instalado para esconder a tubulação do ar condicionado.

8. Mix de estilos  

Assinado pelos arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, do Casa 100 Arquitetura, este apartamento de 65 metros quadrados foi decorado com o estilo industrial e algumas inspirações escandinavas no design. Neste projeto, os tons neutros e o cimento queimado são a principal marca dos espaços.

Por conta da metragem limitada,  o piso foi revestido por um porcelanato que imita a madeira clara, o que garantiu uma maior sensação de amplitude. Já as soluções de marcenaria foram construídas com carvalho americano. Seguindo a decoração industrial, o teto exibe a laje de concreto aparente, deixando as tubulações elétricas à vista.

9. Pequeno, mas estiloso

Um jovem casal paulistano convidou o escritório Two Design para dar vida ao novo apartamento de 70 metros quadrados, localizado no bairro de Vila Nova Conceição, em São Paulo. Seguindo as solicitações dos moradores, as arquitetas Karina Salgado e Marcella Monfrinatti realizaram um projeto que refletiu o estilo de vida despojado e alegre do casal.

Para aproveitar cada cantinho do apartamento, as arquitetas optaram por integrar a cozinha com o living, misturando o estilo industrial com referências de decoração escandinava.

10. Casa-trabalho

Este apartamento de 53 metros quadrados fica no coração de Tel Aviv, em Israel, em um prédio que faz parte da chamada Cidade Branca – região onde há grande concentração de edifícios no estilo Bauhaus. O prédio foi construído há 85 anos e é caracterizado por pequenos apartamentos com tetos altos e janelas largas.

Os moradores, um jovem casal que trabalha em casa, queriam uma área de descanso e de trabalho com separação clara e privacidade preservada. O responsável pelo projeto foi o escritório RUST que teve o desafio de suprir essas duas necessidades distintas criando áreas de armazenamento e maximizando a entrada de luz natural, tudo em um espaço enxuto.

 

 

Fonte: Casa Cláudia

0 Comentários

Deixe um comentário

Nome

E-mail

Cidade

Mensagem